Como podemos te acolher

Retiros Familiares

Empresas

Escolas

Gestação

Retiros Familiares

Os retiros familiares têm o propósito de trazer uma pausa e resgate da nossa essência, buscando nutrir as relações familiares e alimentar a nossa vida em comunidade, criando espaços de brincadeiras ao ar livre, rodas de conversas, vivências e conexão entre famílias.

A Mãe Natureza será a anfitriã desse convite.

A proposta que o Colo Familiar oferece é desconectar para conectar. Durante um final de semana, longe da cidade, com uma programação que inclui: alimentação, hospedagem, vivências para as crianças e para os pais com temas sobre educação, reflexões das relações parentais, autocuidado, comunicação.

Vamos nos reunir com muitos colos para nutrir as relações familiares?

Confira a programação. 

 

Sinta um pouco
como foi o último retiro familiar.

No primeiro retiro familiar, reunimos 15 famílias diversas para celebrar as relações entre pais e filhos no Colo da Mãe natureza. O lugar escolhido foi o acampamento de barracas: Voador, que nos convidou a estar sem conexão com a tecnologia para entrarmos em maior conexão conosco e com a nossa família.

 

As atividades acolhem todos os membros da família desde o casal gestante, os bebes, as crianças, os adultos, até os avos. Tivemos yoga, brincadeiras no lago, oficinas de arte, plantio, conversas em círculos sobre parentalidade, cultura familiar, comunicação não violenta, educação, regado de muita música e dança na fogueira com direito a teatro de sombras e pipoca!

 

Escolas

O Colo nas Escolas tem o propósito de ser um facilitador dos processos que envolvem as famílias e as escolas, criando espaços de comunicação verdadeira para estarmos presente nas reflexões e cuidado dos adultos. Acreditamos que colaborando para o desenvolvimento da autoeducação, iremos impactar a qualidade das relações e dos ambientes que envolvem as crianças.

 

O projeto busca atender as demandas das escolas e das famílias, trazendo um olhar de sensibilização dos educadores para as questões que as crianças apresentam no dia a dia e fazendo um convite às famílias para momentos de reflexão sobre a origem e os impactos de diferentes comportamentos, práticas e ambientes, trazendo espaço para a construção coletiva de novos recursos e soluções.

 

Nesse percurso, busca-se criar espaços de amorosidade, confiança e dialogo. Há um convite para as famílias e os indivíduos olharem para suas histórias, sua infância, as práticas familiares, as  lembranças que contam muito de como fomos e como queremos ser na construção de uma sociedade melhor em busca de uma cultura familiar mais harmônica e saudável.

 

Nossos filhos são os nossos guias ao nos apontar, na sutileza de uma criança, para onde devemos olhar em nossos processos de autoeducação e evolução.

 

O Projeto é conduzido por profissionais que cuidam da educação familiar e está composto por 4 fases: cenário escolar e educadores, cenário familiar, elaboração do projeto e implementação.

Benefícios do Colo nas escolas

  • Criar vínculos amorosos com as famílias;
     

  • Ajudar os educadores a entender as histórias das famílias e das crianças;
     

  • Criar encontros, onde possamos tecer sinergias entre as relações escolares, constatando que as histórias se entrelaçam, trazendo um mapa, como pano de fundo para olhar quem está nessa teia: comunidade afetiva/escolar e familiar;
     

  • Construir coletivamente um campo mais padronizado das crenças das famílias com as crenças da escola em prol de facilitar a comunicação e o desenvolvimento das crianças
     

  • Ser uma escola para pais e filhos buscando uma aprendizagem horizontal;
     

  • Entender juntos a melhor abordagem para cada família e criança;
     

  • Aumentar a credibilidade da escola perante as famílias;
     

  • Incentivar a autoeducação que começa nos adultos para refletir nas crianças;
     

  • Trazer espírito de rede e comunidade para essa grande família que é a comunidade escolar;
     

  • Reavivar e revisitar o brincar e educar das nossas crianças;
     

  • Trazer a escola para se entender como rede de apoio para as famílias ;
     

  • Trazer mais coerência e equilíbrio entre os ambientes cotidianos de cuidado das crianças; 
     

  • Ampliar as ferramentas para os pais sustentarem a educação das crianças em casa.

Case Pitangatu

O colo esteve na escola Pitangatu para acolher professores e pais.

 

Para além de um diálogo produtivo entre pais e professores, o Colo proporcionou ao Pitangatu uma escuta bilateral. Trazer uma escuta atenciosa e com isso promover reflexões acerca da própria fala, fez com que tanto pais quando a escola, pudessem ampliar suas percepções e sensações.

Nossa atuação no Pitangatu foi em duas esferas:

  • Roda de acolhimento, escuta e reflexão aos professores, com o intuito de entender as
    principais observações das demandas encontradas individualmente e em grupo na sala de
    aula.

     

  • Rodas mensais de acolhimento, escuta, reflexão para pais, através de uma viagem na própria vivência como filhos que fomos e que imprimiu em cada um, memórias e registros de sensações muito profundos. Quando nos deparamos com certas situações dos nossos filhos, reavivamos em nós marcas e feridas da criança que fomos. Se pudermos acolher nossa criança interior, podermos atuar com mais assertividade com nossos filhos. Estas rodas foram ricas em trocas de experiências parentais e nas viagens de resgates da criança interior.

    Entender que todos somos seres relacionais e, portanto, somos únicos e exclusivos em cada relação, é essencial para enxergar que as crianças podem ser muito diferentes em contextos diferentes. Assim, podemos compreender quando os professores apresentam uma criança que parece tão estranha aos próprios pais e da mesma forma o contrário. Isto favorece outros olhares sobre a criança e cria pontes de relacionamento entre pais e escola.

Empresas

Que cultura organizacional devemos construir para acolher as famílias como um todo?

 

Como as empresas têm apoiado práticas e ambientes que apoiam mães no seu retorno ao trabalho após a licença maternidade, ou no exercício diário de conciliar a maternidade e a carreira?

 

Como as empresas têm contribuído para uma rotina de trabalho que possibilite as famílias uma divisão mais equilibrada entre pais e mães das atividades relacionadas à casa e aos filhos?

 

Para além de sermos funcionários, somos pais e mães e estamos criando nossos filhos para as futuras organizações. Certo? Que tipo de organização de trabalho estamos co-criando para nossos filhos?

 

Essas perguntas passam por vários contextos e pilares de nossas vidas como adultos para além da nossa cultura e sistema de trabalho. E isso inclui as empresas nas quais trabalhamos e trabalharemos.

 

Qual o papel do mundo corporativo, enquanto sociedade, como contribuem para as famílias existirem com saudabilidade e presentes na educação dos nossos filhos?

 

Em um primeiro momento são mais perguntas do que respostas. Isso porque as respostas vão variar de organização para organização.

 

O Colo nas Empresas pode contribuir para a cultura organizacional que você deseja desenvolver dentro do seu trabalho.

 

Colo na Herman Miller

A empresa tem um programa que visa cuidar de quem cuida e nós, do Colo, facilitamos os encontros para acolher seus colaboradores em 3 encontros:

 

  • Como ter uma comunicação mais assertiva na família e no trabalho?
     

  • Como ter foco e equilíbrio emocional no dia a dia?
     

  • Como olhar para o legado do mundo, integrando o que somos?

 

Foram encontros de reflexão, amorosidade e confiança para que pudéssemos trocar e expressar verdades individuais, olhares, pontos de vista, compondo a missão do coletivo que se reflete no cuidado que a empresa tem em cuidar de quem cuida.

Gestação 

Os Centros de Saúde, como Hospitais e Casas de Parto, são uma grande referência de apoio e cuidado para famílias que se preparam para a chegada de um filho e também para aqueles que estão vivendo os momentos iniciais desse novo contexto de vida.

 

Somos um coletivo de profissionais que trabalham em prol do movimento familiar. Nosso objetivo é ressignificar a vivência materna e paterna, na busca da evolução individual e familiar em diferentes momentos da vida.

 

Nós, do Colo Familiar, podemos contribuir sendo facilitadores com as organizações para construir reflexões sobre as práticas adotadas, buscando modelos mais humanos de atendimento e colaborando com a ampliação de serviços oferecidos.

 

Juntos podemos levantar estratégias para acolher verdadeiramente as necessidades e as expectativas dessas famílias que buscam atendimento, cuidado e colo.

Somos famílias desde a concepção!

Entender–se família é um processo que nos permite sentir esse encontro familiar desde a gestação.

 

O Colo Gestação oferece

  • Roda de preparação para o parto;
     

  • Rodas de amamentação e consultoria;
     

  • Acompanhamento físico e emocional da mulher e do casal na gestação;
     

  • Dançaterapia com o casal e gestante – técnicas da dança do ventre;
     

  • Chá de Benções Familiar;
     

  • Doulagem;
     

  • Cultura Familiar desde a gestação;
     

  • Consultoria de amamentação, sono e ritmos na primeira infância;
     

  • Acompanhamento do desenvolvimento neuropsiquicomotor de bebês até 3 anos;
     

  • Consultoria para organizações sobre práticas e protocolos de humanização de atendimento.

© 2018 COLO ACOLHIMENTO E EMPODERAMENTO FAMILIAR . CRIADO POR @ONDEHALUZ

Fale conosco:

(11) 98271-8412